Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Anuncie Aqui

Futevôlei: Onde a Areia Encontra a Paixão

O futevôlei é um esporte vibrante que nasceu nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960. Foi criado por um grupo de jovens jogadores de futebol brasileiro que buscavam uma forma de aprimorar suas habilidades e se manterem ativos durante o período de entressafra. Entre os pioneiros deste esporte estavam Octávio Moraes, o Tatá, atacante do Botafogo, considerado o inventor do esporte, e outros como Ralph, Luiz Fernando “Tananan”, Airton, Adilton Brandão, Orlando "pingo de ouro”, Feitosa, Francês, Carlson Gracie, Zé e Chico Brandão.

A criação do futevôlei se deve à tentativa de burlar uma lei das praias cariocas que proibia a prática de esportes sem rede e espaço apropriado. Os praticantes resolveram usar uma rede de vôlei, e praticar o esporte com os pés. Originalmente a ideia era batizar o esporte como Pévolei, mas o nome não pegou – mudaram para futevôlei, e todo mundo gostou.

O futevôlei é mais do que apenas um esporte, é uma forma de vida para muitos. Ele promove a saúde física e mental, proporcionando um meio de se manter ativo e socializar. Além disso, o futevôlei tem atraído cada vez mais praticantes e crescido durante a pandemia. Atualmente, o futevôlei é praticado em todo o Brasil e já se expandiu para a Europa, Ásia e Estados Unidos.

Entre os praticantes atuais de destaque estão nomes como Renato Gaúcho, Edmundo e Romário, que oficializaram o futevôlei como um esporte completamente popular na década de 1990. Esses jogadores, juntamente com muitos outros, continuam a elevar o perfil do esporte e a inspirar a próxima geração de jogadores de futevôlei.