Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Anuncie Aqui

Cientistas descobrem acidentalmente célula capaz de destruir cânceres

Foto: Unsplash.

Os cientistas descobriram inesperadamente que um novo tipo de célula imune demonstrou destruir a maioria dos cânceres, anunciando um grande avanço no tratamento da doença.
Quando pesquisadores da Universidade de Cardiff (Reino Unido) analisaram o sangue de um banco galês à procura de células imunes que pudessem combater bactérias, eles descobriram um tipo totalmente novo de célula T (de defesa) no sangue.
De acordo com informações publicadas na revista Nature Immunology, as novas células carregam um receptor, nunca antes visto, que age como um gancho reconhecendo e destruindo a maioria dos cânceres humanos, poupando as células saudáveis.
Em estudos de laboratório, as células imunes equipadas com o novo receptor demonstraram destruir cânceres de pulmão, pele, sangue, cólon, mama, osso, próstata, ovário, rim e colo do útero.
Andrew Sewell, principal autor do estudo, disse que a descoberta foi acidental e ninguém sabia da existência de tais células, o que agora levanta a perspectiva de uma terapia universal contra o câncer - até então consideradas impossíveis.

O pesquisador ressalta ainda que a célula imune pode ser bastante rara ou pode ser que muitas pessoas tenham esse receptor, mas, por alguma razão, ele não é ativado, porém, este fenômeno ainda é desconhecido pelos pesquisadores.
O que até o momento se sabe é que a nova célula se liga a uma molécula de células cancerígenas chamada MR1, que não varia em humanos. Ou seja, o tratamento funcionaria para a maioria dos cânceres e poderia ainda ser compartilhado entre as pessoas, aumentando a possibilidade de criação de bancos de células imunes especiais para tratamentos no futuro.
A descoberta não foi testada ainda em pacientes, mas pesquisadores sustentam que tem um "enorme potencial".

Apesar da matéria ter sido veiculada no início de 2020, informações importantes dessa iguala, nunca terão tempo certo para divulgação e tão pouco ficarão esquecidas.