O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) assume que teve sistemas atacados por hacker.
O problema começou a ser detectado no portal da Bahia, durante o último final de semana e deixou fora do ar os portais de todos os estados da federação e sites com domínio ‘sebrae.com.br’.
Alguns Sebraes que operam em domínios diferentes, como o de Santa Catarina, por exemplo, ainda funcionam. O do Paraná, no entanto, está inoperante embora também esteja num domínio próprio.
Nesta terça-feira, 29/03, a entidade usou o Twitter para falar do ataque cibernético. Não há ainda previsão de volta nem foi explicado qual tipo de ataque aconteceu.
No twitter, a entidade falou sobre o ataque e demonstrou total empenho para a resolução do problema, reforçando que não ficará impune os culpados. "O SEBRAE tomou providências para que a interrupção e instabilidade dos sistemas, provocados por um ataque hacker, sejam resolvidos e se possa responsabilizar infratores envolvidos".
Em nota, o texto aponta para um ataque de engenharia social, ou seja, feito por quem tem acesso aos sistemas do SEBRAE. Entidade diz que quer normalizar os serviços o quanto antes. O atendimento aos empresários de pequenos negócios segue pelo canal 0800 570 0800, tanto pelo telefone quanto pelo Whatsapp.
