Minha máquina pode ser invadida por um Hacker??? Teoricamente sim. Para alguém ter acesso à sua máquina, o invasor precisa determinar um caminho ou canal de comunicação como rede, Internet, senhas, protocolos, ou até mesmo acesso físico. Para garantir a segurança, é muito importante, entre outras coisas, que você mantenha no micro programas de proteção como firewall e antivírus. Além de ter bastante cautela na escolha e divulgação de sua senha. Os invasores geralmente são classificados informalmente em categorias como: Hackers, Crackers, Lamers, Novatos e algumas variantes. Conheça a seguir um pouco sobre cada um deles:
Hackers
Os Hackers, em princípio, são pessoas muito curiosas, que querem dominar a máquina, apreender tudo o que for possível, descobrir falhas e até situações não previstas pelos fabricantes das mesmas. Em sua maioria, são autodidatas, estudiosos e muito curiosos, que não se classificam como sendo “pessoas do mal”. Podem, eventualmente, invadir e alterar um site para protestar ou divulgar uma mensagem de cunho ideológico ou até protestar de maneira irônica como, por exemplo, o Hacker que conseguiu o numero do cartão de crédito do Bill Gates e comprou caixas e caixas de Viagra em nome do todo poderoso da Microsoft. Muitos deles acabam sendo contratados por empresas para descobrirem falhas nos programas e sistemas de segurança.
Crackers
Os Crackers, geralmente, são Hackers que se enveredaram para o mundo da ilegalidade e do crime virtual. Aproveitam seu conhecimento para tirar proveito ou vantagens usando os recursos da informática. Normalmente, têm um objetivo destrutivo. Atacam empresas, capturam softwares, destravam senhas e programas protegidos. Além disso, tiram proveito com atitudes consideradas criminosas como obtenção de senhas, simulação de operações comerciais, transferên- cias bancárias etc.
Lamers
Os Lamers, na maioria dos casos, são novatos que aprendem alguma coisa diferente e gostam de mostrar suas façanhas, normalmente o Hacker procura se manter anônimo. Os Lamers têm um conhecimento restrito, e repetem atitudes que outros descobrem e gostam de contar vantagens. Além disso, depreciam as façanhas de outros Lamers. Podem prejudicar, atacar, mas normalmente não têm conhecimento tecnológico para entender de maneira lógica o que fizeram.
Fonte: Carlos Souza Oliveira
Grupo de Comunicação Empresarial
Assessoria de Informática, Cursos: Web Design, Flash, Photoshop.
Apresentações Multimídia e Sites.
E-mail: grupcom@ig.com.br