Inspirada e modelada em argila, a coleção “Homens de Barro” é um conjunto de esculturas figurativas primitivas medindo de dois a cinco metros de altura, desenhadas pela artista plástica ceramista Selma Calheira, que representam e retratam uma história fictícia de pessoas simples e corajosas que, apesar de muitos contratempos, encontram na terra a força para continuar prosperando.
Esculturas essas, que precisam ser queimadas, momento que a argila é transformada em cerâmica através do fogo, dando vida e liberdade para a coleção; daí nasce o projeto Queima Cultural - Homens de Barro que evolui para a sua 4ª Edição. Projeto este, tido como audacioso, onde envolve a participação da comunidade local, apresentações de diversos grupos culturais da região, musicais, exposições, experiências gastronômicas, onde a reflexão sobre a ligação do homem com a terra proporciona de forma simples a percepção de soluções para os problemas advindos dessa relação, transformando em uma noite encantadora de muita interação cultural e de celebração da arte!
Para sentir o gostinho do que te espera, aproveite e conheça o belíssimo trabalho desenvolvido pela Cores da Terra, clicando aqui.
Programe-se...
A 4ª Queima Cultural Homens de Barro, acontecerá na Fazenda Barra da Sapucaia em Ibirataia - Bahia, no Espaço Cultural Cores da Terra, no dia 15 de novembro de 2019, a partir das 18:00h.
Fonte e imagens: Cores da Terra.
