Quer trocar os refrigerantes açucarados por opções mais saudáveis? A gente te ajuda! As bebidas abaixo vão além dos tradicionais sucos ou água
Consumo de bebidas açucaradas, como refrigerante e sucos artificiais, pode levar ao aumento do risco de doenças (Foto: Verywell Fit/ Reprodução)
Evitar ou parar de consumir refrigerantes pode é um desafio para muitos. Existem uma série de pesquisas que apontam para os malefícios da bebida para a saúde e a alta concentração de açúcar não é bem-vinda no organismo. Além disso, as versões zero ou light também podem apresentar ingredientes e componentes químicos nocivos a longo prazo. Se você busca reduzir a ingestão deste tipo de industrializado, as opções abaixo vão além da água e suco tradicionais.
1. Kombucha
O kombucha é um probiótico feito a partir de chás. Na fabricação, ele passa por um processo de fermentação, que elimina os açúcares presentes na bebida, devido às substâncias vivas que ela contém. Ele é uma ótima troca para os refrigerantes por ser docinho e gaseificado.
2. Chás gelados
Não estamos falando das versões compradas prontas em mercado, que também podem ser cheias de açúcar. Mas que tal misturar ervas e frutas em uma combinação aromática e saborosa? Sugerimos a receita do Trabuca Bar, que leva limão siciliano, chá preto e xarope de melão. Para conferir o preparo na íntegra clique na foto abaixo.
3. Água aromatizada
Adicione frutas e ervas, como a hortelã na água e aproveite. O sabor suave se difere do convencional e pode dar um up no paladar.
4. Refrescos
A diferença entre os refrescos e sucos é que os primeiros diluem a fruta, polpa ou extrato vegetal em água, contendo apenas 10% destes ingredientes no produto final. Por serem mais suaves e menos concentrados, eles têm menos açúcares e calorias que os sucos integrais. A receita de Mônica Dajcz leva amora com infusão de menta. Clique na imagem abaixo para ver o preparo completo.
Fonte: Revista Casa e Jardim
