Latin NCAP é uma iniciativa conjunta da Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Fundação FIA, a Global New Car Assessment Programme (GNCAP), a Fundação Gonzalo Rodríguez, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a International Consumer Research & Testing (ICRT). E tem como objetivo:
- Oferecer aos consumidores da América Latina e do Caribe avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos;
- Estimular os fabricantes a melhorarem o desempenho em segurança de seus veículos à venda na região da América Latina e do Caribe;
- Incentivar os governos da América Latina e do Caribe a aplicarem as regulamentações exigidas pelas Nações Unidas quanto aos testes de colisão para os veículos de passageiros.
Como foram realizados os testes?
Todos os modelos são testados nas suas versões mais básicas e se chocam frontalmente com um objeto deformável, que representa outro veículo, a 64 km/h, segundo os padrões adotados pela Euro NCAP. A classificação da Latin NCAP vai de uma a cinco estrelas e os níveis de proteção são classificados como bom, adequado, marginal, fraco e pobre, sendo “bom” a melhor nota e “pobre”, a pior.
Alguns resultados
Os testes da Latin NCAP mostraram que airbags, uma estrutura estável (que deforme pouco) e bons cintos de segurança fazem toda a diferença na segurança dos ocupantes de um veículo durante uma batida. A proteção para crianças também foi baixa em muitos casos, sendo que nenhum modelo atingiu a nota máxima. Muitas vezes as cadeirinhas não são compatíveis com os veículos, e poucos modelos oferecem sistema de engate Isofix, considerado o mais seguro.
Fonte: LatinNCap e Prestumseguros