Nesta oportunidade de homenagens ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, vale a pena lembrar que ele já fez alguns shows em Ipiaú-BA, tanto no Cine Teatro Eden, quanto no Parque de Exposição e nas praças da cidade. Numa dessas ocasiões o grande sanfoneiro descobriu um talentoso músico .
Juraci Cacau, era engraxate em Ipiaú nos anos 40 e início dos anos 50. Nos intervalos entre o seu trabalho de engraxar um sapato e outro, chamava a atenção dos fregueses porque fazia malabarismo e percussão com as escovas.
Quando, andando pelas ruas de Ipiaú, nos idos de 1953, Luiz Gonzaga viu o show de Juraci guardou aquele talento na memória.
Não demorou muito em mandar buscá-lo. Passou noções básicas da sua música e logo Cacau subia aos palcos na condição de tocador de zabumba, ao lado de Oswaldo Nunes Pereira, o Xaxado, encarregado do triângulo. A dupla durante muito tempo acompanhou o homem da sanfona branca mundo afora. Mais tarde, por causa de sua baixa estatura, Xaxado seria apelidado de Salário Mínimo.
Fonte: Giro em Ipiaú