Todos os dias ouvimos que o Orkut está perdendo força e status no Brasil, especialmente por conta dá rápida aceitação do Facebook e a disseminação do Twitter. O Orkut foi praticamente a primeira rede social a entrar com força por aqui, tem milhares de usuários inscritos, mas não é fácil de usar, tem um layout estranho não é muito eficiente para o contato com as pessoas de sua rede. Então: já está na hora de abandonar e sair do Orkut de vez?
O Orkut foi o alvo de grandes especulações nos últimos dias por conta da notícia de que os brasileiros passaram mais tempo no Facebook e mais usuários acessaram essa rede social do que o fizeram no Orkut. Essas dados são do mês de agosto/2011.
São 30,9 milhões do Facebook, conta 29 milhões do Orkut. O Twitter continuou crescendo com 14,2 milhões. Já era de se esperar que o Orkut perdesse força, quando vemos cada vez mais pessoas descobrindo novas possibilidades.
Brasileiro adora uma novidade, sem contar que o Facebook tem um apelo mais de status social para quem o usa.
A questão mesmo é: já está na hora de abandonar o Orkut?
Eu prefiro pensar que ainda não é o momento de sair do Orkut e decretar a sua morte. Não vou bancar o tipo “mais legal” e mais engajado dizendo que o Facebook é muito melhor. Cada uma dessas redes sociais tem um papel diferente e há coisas no Orkut que o Facebook ainda não superou.
Nem mesmo o novíssimo Google+ que veio para combater o Facebook terá condições de reunir algumas funções do Orkut. No ato do lançamento do Google+ a própria Google confirmou que o Orkut não seria fechado e continuaria sendo desenvolvido.
Fonte: FerramentasBlog